terça-feira, 11 de dezembro de 2012

MATURIDADE EMOCIONAL







Maturidade emocional é, antes de mais nada, a habilidade de amar, a capacidade de amar. Muitas pessoas imaginam que a tem. Naturalmente, a maturidade emocional é relativa e é uma questão de grau. Porém, onde existe o medo de ser ferido, medo de desapontamento, onde existe medo dos riscos da vida, a maturidade emocional não existe. Maturidade emocional desconhece o egoismo (naturalmente, isso é relativo, a Terra não pode ainda ser absoluta  nesta esfera de existência).

Quanto mais egoístas forem, mais imaturos são. Todos vocês sabem que podemos ser extremamente generosos nas pequenas coisas exteriores, isso pode ser apenas uma camuflagem para acobertar nosso egoismo ou egocentrismo emocional. 


Poderão dar suas posses e serem generosos nesse sentido, mas, têm medo de amar e arriscar de ser ferido, assim, negam o amor aos outros. Portanto, vocês são emocionalmente imaturos apesar de possuírem maturidade intelectual.

Maturidade emocional, significa não ter medo de pagar o preço pela vida e esse "preço pela vida" inclui mágoas e desapontamentos ocasionais. A pessoa madura sabe disso, e espera isso, não os teme e reconhece o valor disso, porque ao se retirar em reclusão e voltar-se para dentro, ela frustra não somente os outros, mas também a si mesma. 


Maturidade emocional significa não ter medo de suas próprias emoções, porque se tiverem emoções negativas, seu medo delas não a fazem desaparecer. Ao contrário, somente encarando essas emoções negativas, poderão entender sua origem, suas razões, e, somente então poderão ter controle real sobre elas, não o controle falso ao suprimi-las.

Suas emoções positivas também não serão temidas, porque não se importarão com uma mágoa ocasional, e antes,se arriscarão ao invés de negar suas emoções positivas dos outros. Porque, se puderem doar suas boas emoções aos outros, envolvendo o outro com seu calor, conforto e ternura, isto é mais importante do que aquilo que pode acontecer a vocês mais adiante.


Maturidade emocional significa ser capaz de tomar uma decisão completa interiormente e saber que não se pode ter as duas coisas, ambas as vantagens. Inconscientemente, a maioria das pessoas querem isso constantemente, sem perceberem que isto os leva a conflitos consigo mesmo e com seu ambiente. A pessoa emocionalmente  madura, saberá que sempre há um preço a ser pago.


Maturidade emocional, saúde emocional, significa saber o que se quer, querer o que se pode ter e estar disposto a pagar por isto.


Renunciar ao egoismo em todos os níveis de seu ser,  ir até as profundezas de suas reações inconscientes (que podem ser tão contrárias as suas reações exteriores!), isto é a verdadeira maturidade emocional.


Fonte: Trecho da Palestra nº 49 do Guia de Eva Pierrakos (Pathwork)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários são sempre bem vindos. Agradeço sua participação.